O que segue nesse editorial é totalmente contrario a toda mobilização nacional que vem ocorrendo no país e que tem tido resultados extremamente positivos no que diz respeito a construção de políticas públicas de estado (que é diferente de políticas de governo) e organização da cultura como setor produtivo e econômicamente participativo.
Abaixo segue resposta de Manoel José de Souza Neto, cientista político, escritor, pensador, membro do Fórum Paranaense de Música, membro do Fórum Nacional de Música, representante do Paraná no Colegiado Setorial de Música e membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais, todos como representante da sociedade civil.
Carta em resposta a Joelmir Betting.
Joelmir, te vi falando um monte de besteiras em nome do Grupo Bandeirantes de Comunicação, criticando o Plano Nacional de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Cultura.
O Plano Nacional de Cultura é uma das poucas chances que o Brasil tem para deixar de ser um país ignorante e dominado por interesses corporativos do mundo publicitário que transforma cidadãos em meros consumidores.
Trazer a luz a cultura brasileira é impedir que grandes veículos dominem a comunicação que pela constituição tem finalidade educativa e cultural.
A comunicação de uma sociedade pertence aos interesses da população e não a liberdade de expressão do dono do veiculo.
A minha liberdade não esta garantida toda vez que um jornalista como você Joelmir Betting apresenta um editorial na Band tentando dizer que o Plano Nacional de Cultura fere a constituição. Sem porem citar o artigo constitucional.
Pois em resposta a Band e ao Joelmir, eu respondo essa questão a população, já que não faz questão, eu faço. Os tais textos legais que a Band diz que estes planos estão brincando são os princípios constitucionais 221 e 223 que vocês não querem seguir. Pois estão no plano e isso incomoda vocês, por tratar da garantia constitucional de conselhos civis eleitos pela população que possam controlar se o veiculo esta passando lixo enlatado americano.
Tratam de garantir a finalidade educativa da TV.
Tratam da garantia da diversidade cultural e da divulgação das culturas regionais, tradições e artistas independentes.
A constituição já garante isso, mas a Band tenta impedir a regulamentação destes princípios, pois se forem regulamentados terão que abrir espaço a cultura de todo o Brasil e não apenas das produções de cinema e música de grandes companhias americanas.
A Band não poderá mais ganhar Jabá pra tocar musica de gravadoras multinacionais. A Band terá que me dar o direito de resposta por ter mentido no ar. Isso é o que eles tentam comparar com perda de liberdade de expressão. Nada tem haver com liberdade de expressão. Tem haver com liberdade de expressão total, garantida a toda a população e isso eles não querem. Pois não querem garantir a nossa liberdade de expressão enquanto cidadãos.
Rádios e TVs são serviços públicos e os sinais pertencem a união. Logo nos pertencem.
Mas a Band, acha que a liberdade de expressão deles é o direito a transmitir uma programação alienante e de voltar a programação inteira ao mundo publicitário.
Liberdade de expressão é uma garantia da constituição também, mas não existe nos textos que eles acusam de anti-democráticos uma linha dizendo isso. Mas para eles existe sim liberdade do mundo publicitário vender o que quiser, do jornalismo da Band falar o que bem entender, mas não garantem ao cidadão espaço para sua opinião, nem direito a resposta.
Não garantem a cultura de cada região o justo espaço de difusão, concentrando retransmissoras com a mesma programação. Onde fica a cultura regional? Onde esta a educação, finalidade pétrea da comunicação na lei 52795/1963 capitulo II artigo 3 e capitulo IV, seção II artigo 12???
Vivemos em uma sociedade em que a mídia opera no sentido de cima pra baixo sem direito a resposta, isso é falta de liberdade de expressão.
Chega de direitos empresariais e econômicos sobreporem o direito a existência humana!
A BAND é no mínimo autoritária e Joelmir Betting mente!!! Por isso viva a internet! E viva tudo que for em prol dos direitos humano e da cultura!
Plano Nacional de Cultura é fundamental pro Brasil ter cultura independentemente se o governo for PT, PV, PMDB, DEM ou PSDB. Eu sou a favor da cultura, e você? Prefere os enlatados americanos da BAND?
Segue o plano nacional de cultura, texto integral:
http://www.cdp.
Manoel José de Souza Neto
Membro do colegiado setorial de música
www.forumdemusica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário