Leia no site
Escritores brasileiros e de países africanos de língua portuguesa podem inscrever livros para a quarta edição do concurso Literatura para Todos que, neste ano, vai distribuir R$ 90 mil às nove melhores obras. As inscrições começam nesta sexta-feira, 27, e se estendem até 13 de outubro.
Para concorrer, os autores devem apresentar livros inéditos, dirigidos a neoleitores jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização e matriculados em turmas de educação de jovens e adultos nas redes públicas da educação básica. Conforme o edital do concurso, as obras literárias devem ter narrativa atraente, favorecer o envolvimento afetivo e apresentar uma leitura do mundo.
Reafirmar o valor da leitura e da palavra escrita e contribuir para a formação de uma comunidade leitora, capaz de compreender a função de ser e estar no mundo, além dos modos de produção social e cultural, são objetivos desta iniciativa do Ministério da Educação. Estreitar laços culturais com os países africanos de língua portuguesa é outra finalidade.
A quarta edição vai selecionar duas obras dos gêneros: prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto da tradição oral (em prosa ou em verso); e uma obra de perfil biográfico e dramaturgia. Os concorrentes dos países africanos – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – podem escolher uma das cinco modalidades.
As inscrições de autores brasileiros e africanos serão feitas com o envio dos originais. No Brasil, o livro deve ser enviado para o endereço: IV Concurso Literatura para Todos – Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 209. CEP 70047-900 – Brasília – DF. Os africanos encaminham as obras para as embaixadas do Brasil em seus países.
Cada autor pode participar com um trabalho inédito, mas é admitida a co-autoria. Os originais devem ser apresentados em CD e em seis cópias impressas, em envelope único, lacrado e com pseudônimo. Está vedada a participação de servidores vinculados ao Ministério da Educação e de seus parentes. Professores das instituições federais, estaduais, confessionais e comunitárias de educação superior podem concorrer.
A página eletrônica da Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e Diversidade (Secad) traz o Edital nº 5/2010 do Literatura para Todos.
Concurso - Criado em 2006, o concurso Literatura para Todos já selecionou 30 títulos nas edições de 2006 (dez livros), de 2007/2008 (nove, incluindo um livro que recebeu menção honrosa) e de 2009 (nove, incluindo uma menção honrosa. Desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) do Ministério da Educação.
Ionice Lorenzoni
Valendo-se desse belo jargão criado pelo único Afro-Nipônico, fanho e de língua presa existente no mundo, o célebre Xing Ling Jhow, um quase filósofo nascido em uma terra em que só nasceu ele mesmo, esse blog tem por intenção falar e comentar sobre qualquer fato ou assunto ocorrido no mundo, verdadeiro ou não, o negócio é falar de alguma coisa.
Marcadores
cultura
(62)
Música
(60)
música es
(50)
textos
(41)
música capixaba
(35)
pensamentos
(35)
Diário
(26)
Europa
(26)
Unimus
(22)
ES
(17)
FNM
(17)
seminários
(17)
forum nacional
(16)
oficinas
(16)
MinC
(14)
crônicas
(13)
editais
(11)
shows
(10)
workshop
(10)
Direitos Autorais
(9)
Vitória
(9)
congressos
(9)
videos
(9)
artes
(8)
Banda Casaca
(6)
Casaca
(6)
OMB
(6)
artes integradas
(6)
ECAD
(5)
FDE
(4)
FDE-ES
(4)
fora do eixo
(4)
fora do eixo ES
(4)
secult
(4)
Lobão
(3)
Omelete Cultural
(3)
Omelete Marginal
(3)
lançamentos
(3)
sectur
(3)
ENCUCA
(2)
FMB2010
(2)
marcha da liberdade
(2)
marcha nacional
(2)
protesto em vitória
(2)
MTV
(1)
economia criativa
(1)
exposições
(1)
folclore
(1)
gustavo macaco
(1)
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Associação Brasileira da Música Independente promove seminário sobre o mercado digital
A ABMI promove nos dias 26 e 27 de agosto, no Rio de Janeiro, um seminário sobre o mercado digital.
Marcia Elena Almeida (Kappamakki Digital) – Jornalista carioca formada pela UFRJ, ex-coordenadora do Curso de Music Business na ESPM-RJ e FASM-SP, esteve nos últimos anos à frente da área de conteúdo digital da Universal Music. Em 2008 montou a Kappamakki Digital responsável pelas estratégias de Marketing Digital e de Gestão, Distribuição e Oferta de Conteúdo para empresas como Vivo, Nokia, Coca-Cola, Claro e Warner Bros.
O objetivo é a capacitação de seus associados, mas profissionais da área musical não ligados à ABMI também são bem vindos. Os palestrantes convidados são: Marcia Elena Almeida(Kappamakki Digital), Bruno Levinson, Renato Oliveira (TakeNet), Marcelo Frauches(M4U) e João Rego (MK Music). Entre os temas abordados, o foco cairá sobre a geração de receita na era digital.
O Seminário
Durante dois dias, os participantes receberão dicas de profissionais do meio e poderão trocar impressões e experiências. Modelos de negócios também serão analisados.
O seminário abordará:
· Cenário atual: Consumidor e web 2.0 – o hábito de consumo de música definitivamente mudou. Entenda as diferenças.
· Distribuição digital: Principais canais / Modelos de Negócio/ Cadeia de Valor / Como preparar seu conteúdo para a distribuição digital.
· De onde vem a receita na internet? – além dos agregadores digitais e lojas virtuais há muito mais. Entenda o papel das entidades associativas e sociedades autorais no processo.
· De onde vem a receita no Mobile? – música pelo celular tem sido uma grande fonte de receita. Entenda o caminho para rentabilizar seu conteúdo.
· Dicas de promoção e marketing na rede - Redes Sociais + importância do clipe
· Sistemas de administração fonográfica – a ABMI está montando um sistema universal de administração fonográfica capaz de exportar conteúdo e emitir relatórios com um só clique.
Os palestrantes
Marcia Elena Almeida (Kappamakki Digital) – Jornalista carioca formada pela UFRJ, ex-coordenadora do Curso de Music Business na ESPM-RJ e FASM-SP, esteve nos últimos anos à frente da área de conteúdo digital da Universal Music. Em 2008 montou a Kappamakki Digital responsável pelas estratégias de Marketing Digital e de Gestão, Distribuição e Oferta de Conteúdo para empresas como Vivo, Nokia, Coca-Cola, Claro e Warner Bros.
Bruno Levinson - Profissional com experiência variada no mercado de comunicação. Sua principal característica é já ter passado por diversos elos da cadeia produtiva do mercado da música. Recentemente foi Diretor de Conteúdo da Rádio MPB FM e fez a Direção Artística do Reveillon da Praia de Copacabana em 2010. Antes disto foi Gerente de Marketing da Sony Music. Traz no currículo a realização de eventos e projetos associados a diversas marcas. É o criador do Festival Humaitá Pra Peixe que há dezesseis anos revela talentos como: Seu Jorge, Marcelo D2, Martnália, Maria Gadú, entre outros. Bruno Levinson é reconhecido como um grande produtor de conteúdo para multiplataforma, a música com todas as suas possibilidades de utilização como ferramenta de comunicação.
João Rego (MK Music) – Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, com foco em Sistemas de Informação e Marketing. Graduado em Análise de Sistemas, tendo como linha de pesquisa, Redes de Distribuição Digital e Mercado de Entretenimento. Possui, ainda, especializações em: Gerência de Projetos pela PUC-RJ; Análise de Testes de Software, também pela PUC-RJ; além de Direito Digital pela FGV. Certificado em governança de TI pelo ISACA FOUNDATION ( Cobit 4.1 ). Desde 2005, é Gerente de Tecnologia da Informação do Grupo MK de Comunicação, líder nacional no segmento. Nos últimos anos tem firmado parceiras com os maiores portais de internet do país integrando a plataforma tecnológica para comercialização de música e agregadores de telefonia móvel. Coordenando as atividades de e-commerce, convergência de mídias e comunicação móvel. Na área acadêmica publica artigos em diversos congressos nacionais e internacionais, com linha de pesquisa voltada para o Marketing Digital, Business Intelligence, E-commerce WebSemântica e Redes P2P. Professor de MBAs e Pós-Graduação, já ministrou workshops e cadeiras em instituições como IBMEC, UFF, UFRJ, UNIRIO, FACHA, entre outras.
Roberto Oliveira (TakeNet) - Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela UFMG e pós-graduado em Finanças pelo Ibmec. Sócio fundador das empresas TakeNET, Minutrade, MobX, Mobyra e Confrapar. Liderou a TakeNET desde o seu lançamento até a sua consolidação como lider do mercado de RingTones e SMS no Brasil. É o atual presidente do Conselho de Administração da TakeNET sendo o principal responsável por suas definições estratégicas. Coordena também o projeto de Música Digital na empresa.
Marcelo Frauches (M4U) - Licenciado em Publicidade e Propaganda, com experiência em vendas e marketing digital, atuou em empresas como Americanas.com e Casa & Vídeo. Atualmente responsável pela gestão de vendas e relacionamento com provedores, nos principais canais das operadoras Oi e Brasil Telecom.
A M4U é uma empresa de gestão de serviços de valor agregado (SVA) para telefonia móvel, fixa e convergente. Para tal, as principais competências desenvolvidas pela empresa estão reunidas nas áreas de Desenvolvimento de Soluções, Qualidade, Operações e Marketing/BI.
A ABMI
A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) foi fundada em janeiro de 2002 por produtores fonográficos independentes a partir da necessidade de articular e mobilizar o setor. De lá pra cá, com a reviravolta do mercado, a entidade viu o seu papel crescer em importância e se tornou a maior associação de gravadoras do país congregando produtores e artistas, muitos destes antes contratados de grandes gravadoras multinacionais que passaram a protagonizar e administrar seu próprio conteúdo musical através de suas próprias empresas fonográficas.
A nova diretoria eleita para o biênio 2010-2012 tem como foco a melhoria da comunicação entre os Associados, com empresários e artistas debatendo e percebendo as demandas existentes inclusive fora do circuito das capitais Rio-São Paulo.
A ABMI destaca-se como importante articuladora política. Está à frente do movimento pela imunidade tributária para a música brasileira (PEC da Música) e tem participação ativa em todas as discussões sobre mudanças de mercado, incluindo os recentes debates sobre a revisão da Lei de Direitos Autorais. Toda e qualquer discussão sobre o mercado e suas formas de regulamentação, incluindo novas tecnologias, novas mídias, produção independente e mudanças na legislação, tem participação ativa da ABMI que promove debates e seminários, está presente nos principais eventos e feiras ligados à indústria da música, facilita parcerias dentro da instituição e disponibiliza ferramentas para que seus associados melhor se posicionem no mercado.
A ABMI conta, atualmente, com 106 associados – Biscoito Fino, MCD, Yb, Discobertas, Rádio MEC, MZA, CCC Discos, CID, Dabliu, Eldorado, Lab 344, Lua Music, Palavra Cantada, Rob Digital, Trilhos.Arte, Velas, Luar Music, Caco Music, entre muitos outros. O vasto catálogo de seus associados cobre os mais diversos estilos musicais e representa, no mercado nacional, a maior fatia da produção fonográfica atual. Juntos movimentam boa parte da indústria, contribuindo para a geração de empregos diretos e indiretos, arrecadação de impostos, registro e manutenção do acervo fonográfico do país e lançamento de novos artistas. Alguns dos mais importantes artistas e produtores brasileiros de todos os tempos têm em um dos associados da ABMI a sua representação. Estão aqui Ivete Sangalo, Roberto Menescal, Erasmo Carlos, Olívia Hime, Chico César, Marco Mazzolla, Wilson Souto Jr., Benjamin Taubkin, entre muitos outros.
A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN - Worldwide Independent Network, associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente da MERLIN que vem se destacando como a mais importante articuladora de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.
São os objetivos principais da ABMI: participar efetivamente das questões que envolvam a produção fonográfica, zelar pelo equilíbrio nas relações artísticas, e atender às necessidades de seus associados dando suporte e ferramentas para que mantenham vivos o mercado e a música.
A estrutura
A nova diretoria da ABMI é formada por: Luciana Pegorer (Delira Música), na presidência; Carlos Mills (Mills Records), na vice-presidência; Olívia Hime (Biscoito Fino) e Chico César (Chita Produções), no conselho diretor; André Agra (Sala de Som), Von Kilzer (Coqueiro Verde) e Eduardo Garcia (Mais Brasil Música), no conselho diretor e no conselho fiscal efetivo; Roberto Menescal (Albatroz) e Big Joe Manfra (Blues Time Records) no conselho diretor e no conselho fiscal suplente. Participam ainda como conselheiros, Marco Mazzola (MZA), Wilson Souto Jr. (Atração Fonográfica) e Carlos de Andrade (Visom Digital).
Serviço
Rio de Janeiro
Data: 26 e 27 de agosto
Local: Sebrae RJ – Auditório do CRAB - Praça Tiradentes nº 71 – Centro – RJ
Horário: 9h às 17h
Inscrições com a Priscilla pelo telefone (11) 3063-1676 ou por email priscilla@abmi.com.br até o dia 25 de agosto.
Apoio: Terra Sonora, Sebrae RJ e Instituto Itaú Cultural
Apoio: Terra Sonora, Sebrae RJ e Instituto Itaú Cultural
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Festival Megafônica - Belém/PA
Recebido via Fórum Nacional
O Coletivo Megafônica realiza no final de agosto, em Belém, o 1º Congresso Regional Fora do Eixo Norte e o 1° Festival Megafônica de Artes Integradas. Além das noites de shows, o Festival tem como eventos paralelos a Mostra Clube de Cinema Fora do Eixo e o Pocket Show Esquenta Festival Megafônica. Boa parte da programação é de acesso gratuito.
- Festival Megafônica
Serão duas noites de shows, com alguns dos principais nomes da cena independente do país, com destaque para a banda Black Drawing Chalks, cujo CDLife is a Big Holiday for Us foi apontado pela revista Rolling Stone Brasil como o melhor disco brasileiro de 2009, e que toca pela primeira vez em Belém.
Programação
Sexta, 27/8, Espaço Cultural Cidade Velha
20h - Felipe Cordeiro (Belém)
20h50 - Projeto Secreto Macacos (Belém)
21h40 - Paralelo XI (Primavera - PA)
22h30 - Tereza (Rio de Janeiro)
23h20 - Juca Culatra e os Megafônicos - Juca Culatra (Belém), com participação especial de integrantes de várias bandas do Coletivo Megafônica
0h - Mini Box Lunar (Amapá)
0h50 - Johnny Rockstar (Belém)
1h40 - Proyecto Gómez (Argentina)
Mais DJs Pogobol; e no Palco Casarão Floresta Sonora, Jungle Band, MG Calibre e a banda Cabocrioulo (Amazonas)
Sábado, 28/8, Açaí Biruta
20h - 16-Bits (Novo Repartimento - PA)
20h50 - Destruidores de Tóquio (Capanema - PA)
21h40 - Beatle George (Amapá)
22h30 - Veludo Branco (Roraima)
23h20 - Turbo (Belém)
0h - Brown-Há (Distrito Federal)
0h50 - Delinquentes (Belém)
1h40 - Black Drawing Chalks (Goiás)
Mais DJs Se Rasgum, Pogobol e Durango'95.
Ingressos antecipados à venda a partir do sábado, 21 de agosto, nas lojas Ná Figueredo, a R$ 10. Na hora dos shows, os ingressos serão vendidos a R$ 15.
- Mostra Clube de Cinema Fora do Eixo
Dentro do Circuito Fora do Eixo, a frente que trabalha a produção independente de vídeos, clipes, documentários, transmissões ao vivo de eventos, cineclubes, mostras é denominada Clube de Cinema Fora do Eixo. A Mostra terá uma seleção de documentários, videoclipes e curtas produzidos pelo circuito, sendo uma das sessões dedicadas apenas à produção da região Norte. A programação inclui a exibição de um documentário da premiada cineasta paraense Priscilla Brasil, que em seguida realiza palestra sobre sua trajetória.
Quarta, 25/8, Cinema Olympia
14h - Abertura
14h10 - Sessão Clube de Cinema Fora do Eixo
16h10 - Intervalo
16h15 – Sessão Norte - docs e curtas
17h15 – Intervalo
17h30 - Filme: As Filhas da Chiquita (direção: Priscilla Brasil)
18h30 - Palestra: Vivências e experiências audiovisuais do Norte – com a cineasta Priscilla Brasil
19h50 – Encerramento
Ingresso: grátis.
- Pocket Show Esquenta Festival Megafônica
O primeiro evento musical da programação reúne quatro bandas do Coletivo Megafônica:
Quinta, 26/8, Espaço Aberto Ná Figueredo
Dharma Burns
S.I.m
La Orchestra Invisível
Cryptatrio
Início: 17h
Ingresso: grátis.
- 1º Congresso Regional Fora do Eixo Norte
O crescimento da Rede Fora do Eixo gerou a necessidade de se planejar as ações do Circuito não apenas nacionalmente, mas também considerando-se as especificidades regionais. Por isto em 2010, congressos regionais antecipam a realização do 3º Congresso Fora do Eixo, que ocorre em outubro. As inscrições para o 1º Congresso Regional Fora do Eixo Norte são gratuitas e podem ser feitas no blog do Coletivo Megafônica -http://megafonica.blogspot.com
Sexta, 27/8, SEBRAE
9:00 às 12:00 - Credenciamento
Apresentação dos Pontos Fora do Eixo
Apresentação dos candidatos a Ponto Fora do Eixo
Atualizações das ações da rede e crescimento do CFE em 2010
Apresentação dos candidatos a Ponto Fora do Eixo
Atualizações das ações da rede e crescimento do CFE em 2010
14:00 às 16:00
Palestra: Música Ltda - com Leonardo Salazar
16:00 às 18:00
Mesa de debate: Gestão de carreira do músico independente - com Leonardo Salazar (PE), Pablo Capilé (MT), Heluana Quintas (AP), Ná Figueredo (PA)
Sábado, 28/08, SEBRAE
9:00 às 12:00
Grupos de trabalho:
Sustentabilidade
Circulação
Distribuição/Produção
Comunicação
Tecnoarte
Grupos de trabalho:
Sustentabilidade
Circulação
Distribuição/Produção
Comunicação
Tecnoarte
14:00 às 18:00
- Discussão acerca do PCult Norte
- Debates livres sobre planejamento da regional
- Rotas de Circulação e Turnês (TNB, Música FDE)
- Ativação de empreendimentos na rede social FDE
- Debate sobre a criação do Selo Norte (distro)
- Discussão acerca do PCult Norte
- Debates livres sobre planejamento da regional
- Rotas de Circulação e Turnês (TNB, Música FDE)
- Ativação de empreendimentos na rede social FDE
- Debate sobre a criação do Selo Norte (distro)
Domingo, 29/8, SEBRAE
9:00 às 12:00
Grupo de Discussão: Revisão de Carta de Princípios e Regimento Interno CFE 2010.
Grupo de Discussão: Revisão de Carta de Princípios e Regimento Interno CFE 2010.
14:00 às 18:00 - SEBRAE
Apresentação dos Grupos de Trabalho:
Sustentabilidade
Circulação
Distribuição/Produção
Comunicação
Tecnoarte
Apresentação dos Grupos de Trabalho:
Sustentabilidade
Circulação
Distribuição/Produção
Comunicação
Tecnoarte
19:30 às 20:00
Fechamento dos trabalhos e encaminhamentos finais
- Coletivo Megafônica e Circuito Fora do Eixo
Formado há dois anos em Belém pela união de bandas, produtores e jornalistas que trabalham para estimular a cadeia produtiva da cultura sob a perspectiva da cooperação, o Megafônica é desde 2009 o Ponto Fora do Eixo no Pará. O Circuito Fora do Eixo surgiu em 2005 através de uma parceria entre produtores culturais das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas sem vínculo com grandes gravadoras, o intercâmbio de tecnologias de produção e o escoamento de produtos da cena independente, na qual se encontra a parcela mais criativa da produção musical brasileira atual. O Fora do Eixo está presente hoje em 25 dos 27 Estados brasileiros, e sua articulação permite fazer eventos do porte do Grito Rock América do Sul 2010, realizado nos meses de janeiro e fevereiro em 74 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, e que vem sendo considerado o maior evento cultural cooperativado do mundo.
Informações atualizadas nos blogs:
Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa Som do Norte
Fabio Gomes
e-mail: musicadonorte@gmail.com
91-8279-7680
Coletivo Megafônica
Bárbara Andrade
Coordenação de Planejamento
91-9160-7279
Coordenação de Planejamento
91-9160-7279
e-mail: megafonicaplanejamento@gmail.com
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Edital dos Correios de apoio a atividades culturais
Cultura e Mercado - 4/8/2010 - Por Carina Teixeir
Até o dia 31 de agosto, estão abertas as inscrições para o Edital de Inscrição de Projetos da Área Cultural dos Correios, que disponibilizará um total de R$5.480.000, 00 para projetos nas áreas de dança, teatro, artes integradas, literatura, audiovisual e música.
Os interessados devem fazer suas inscrições através do preenchimento do formulário de inscrição e envio, por meio eletrônico, correspondente ao segmento no qual o projeto se enquadra. O mesmo documento deverá ser encaminhando (via impressa do mesmo formulário enviado eletronicamente) juntamente com uma via do projeto e da respectiva planilha de custos detalhada (orçamento), tudo devidamente rubricado em todas as folhas e assinado pelo proponente, para o seguinte endereço: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA – COMISSÃO DE PATROCÍNIO – SBN – QUADRA 1 – BLOCO A – 20º ANDAR – 70002-900 – BRASÍLIA/DF.
O acesso ao formulário de inscrição ocorre mediante código fornecido ao interessado após o cadastramento do CNPJ no sitehttp://www.correios .com.br/. Somente de posse desse código o interessado poderá acessar o formulário de inscrição.
Somente serão avaliados os projetos com início de realização previsto para acontecer entre março de 2011 a agosto de 2012. O resultado do edital acontecerá até 13/12/2010, mediante publicação no Diário Oficial da União e no site dos Correios:http://www.correios .com.br/ e posteriormente por carta encaminhada ao interessado.
Os projetos não selecionados ficarão à disposição dos proponentes, nos respectivos Centros e Espaços Culturais, por um período máximo de 30 (trinta) dias após a publicação do resultado. Vencido esse prazo, os projetos não procurados serão descartados. Para mais informações, clique aqui.
Linque: http://bit.ly/
Congresso sobre Educação Musical em Goiás
XIX Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, do IV Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical – ENECIM e do III Encontro Goiano de Educação Musical – EGEM.
O tema desse evento será “Políticas públicas em educação musical: dimensões culturais, educacionais e formativas” e reunirá um número significativo de participantes, pesquisadores, músicos e professores de diferentes níveis e modalidades de ensino e práticas pedagógico-musicais.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)