quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Associação Brasileira da Música Independente promove seminário sobre o mercado digital

A ABMI promove nos dias 26 e 27 de agosto, no Rio de Janeiro, um seminário sobre o mercado digital. 

O objetivo é a capacitação de seus associados, mas profissionais da área musical não ligados à ABMI também são bem vindos. Os palestrantes convidados são: Marcia Elena Almeida(Kappamakki Digital), Bruno Levinson, Renato Oliveira (TakeNet), Marcelo Frauches(M4U)  João Rego (MK Music). Entre os temas abordados, o foco cairá sobre a geração de receita na era digital.
O Seminário
Durante dois dias, os participantes receberão dicas de profissionais do meio e poderão trocar impressões e experiências. Modelos de negócios também serão analisados.
O seminário abordará:
·      Cenário atual: Consumidor e web 2.0 – o hábito de consumo de música definitivamente mudou. Entenda as diferenças.
·      Distribuição digital: Principais canais / Modelos de Negócio/ Cadeia de Valor / Como preparar seu conteúdo para a distribuição digital.
·      De onde vem a receita na internet? – além dos agregadores digitais e lojas virtuais há muito mais. Entenda o papel das entidades associativas e sociedades autorais no processo.
·      De onde vem a receita no Mobile? – música pelo celular tem sido uma grande fonte de receita. Entenda o caminho para rentabilizar seu conteúdo.
·      Dicas de promoção e marketing na rede - Redes Sociais + importância do clipe
·      Sistemas de administração fonográfica – a ABMI está montando um sistema universal de administração fonográfica capaz de exportar conteúdo e emitir relatórios com um só clique.

 Os palestrantes

Marcia Elena Almeida
 (Kappamakki Digital) – Jornalista carioca formada pela UFRJ, ex-coordenadora do Curso de Music Business na ESPM-RJ e FASM-SP, esteve nos últimos anos à frente da área de conteúdo digital da Universal Music. Em 2008 montou a Kappamakki Digital responsável pelas estratégias de Marketing Digital e de Gestão, Distribuição e Oferta de Conteúdo para empresas como Vivo, Nokia, Coca-Cola, Claro e Warner Bros.

Bruno Levinson - Profissional com experiência variada no mercado de comunicação. Sua principal característica é já ter passado por diversos elos da cadeia produtiva do mercado da música.  Recentemente foi Diretor de Conteúdo da Rádio MPB FM e fez a Direção Artística do Reveillon da Praia de Copacabana em 2010.  Antes disto foi Gerente de Marketing da Sony Music. Traz no currículo a realização de eventos e projetos associados a diversas marcas. É o criador do Festival Humaitá Pra Peixe que há dezesseis anos revela talentos como: Seu Jorge, Marcelo D2, Martnália, Maria Gadú, entre outros.  Bruno Levinson é reconhecido como um grande produtor de conteúdo para multiplataforma, a música com todas as suas possibilidades de utilização como ferramenta de comunicação. 

João Rego (MK Music) – Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, com foco em Sistemas de Informação e Marketing. Graduado em Análise de Sistemas, tendo como linha de pesquisa, Redes de Distribuição Digital e Mercado de Entretenimento. Possui, ainda, especializações em: Gerência de Projetos pela PUC-RJ; Análise de Testes de Software, também pela PUC-RJ; além de Direito Digital pela FGV. Certificado em governança de TI pelo ISACA FOUNDATION ( Cobit 4.1 ). Desde 2005, é Gerente de Tecnologia da Informação do Grupo MK de Comunicação, líder nacional no segmento. Nos últimos anos tem firmado parceiras com os maiores portais de internet do país integrando a plataforma tecnológica para comercialização de música e agregadores de telefonia móvel. Coordenando as atividades de e-commerce, convergência de mídias e comunicação móvel. Na área acadêmica publica artigos em diversos congressos nacionais e internacionais, com linha de pesquisa voltada para o Marketing Digital, Business Intelligence, E-commerce WebSemântica e Redes P2P. Professor de MBAs e Pós-Graduação, já ministrou workshops e cadeiras em instituições como IBMEC, UFF, UFRJ, UNIRIO, FACHA, entre outras.

Roberto Oliveira (TakeNet) - Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela UFMG e pós-graduado em Finanças pelo Ibmec. Sócio fundador das empresas TakeNET, Minutrade, MobX,  Mobyra e Confrapar. Liderou a TakeNET desde o seu lançamento até a sua consolidação como lider do mercado de RingTones e SMS no Brasil. É o atual presidente do Conselho de Administração da TakeNET sendo o principal responsável por suas definições estratégicas. Coordena também o projeto de Música Digital na empresa.

Marcelo Frauches (M4U) - Licenciado em Publicidade e Propaganda, com experiência em vendas e marketing digital, atuou em empresas como Americanas.com e Casa & Vídeo. Atualmente responsável pela gestão de vendas e relacionamento com provedores, nos principais canais das operadoras Oi e Brasil Telecom.

A M4U é uma empresa de gestão de serviços de valor agregado (SVA) para telefonia móvel, fixa e convergente. Para tal, as principais competências desenvolvidas pela empresa estão reunidas nas áreas de Desenvolvimento de Soluções, Qualidade, Operações e Marketing/BI.

 A ABMI
A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) foi fundada em janeiro de 2002 por produtores fonográficos independentes a partir da necessidade de articular e mobilizar o setor. De lá pra cá, com a reviravolta do mercado, a entidade viu o seu papel crescer em importância e se tornou a maior associação de gravadoras do país congregando produtores e artistas, muitos destes antes contratados de grandes gravadoras multinacionais que passaram a protagonizar e administrar seu próprio conteúdo musical através de suas próprias empresas fonográficas.

A nova diretoria eleita para o biênio 2010-2012 tem como foco a melhoria da comunicação entre os Associados, com empresários e artistas debatendo e percebendo as demandas existentes inclusive fora do circuito das capitais Rio-São Paulo.

A ABMI destaca-se como importante articuladora política. Está à frente do movimento pela imunidade tributária para a música brasileira (PEC da Música) e tem participação ativa em todas as discussões sobre mudanças de mercado, incluindo os recentes debates sobre a revisão da Lei de Direitos Autorais. Toda e qualquer discussão sobre o mercado e suas formas de regulamentação, incluindo novas tecnologias, novas mídias, produção independente e mudanças na legislação, tem participação ativa da ABMI que promove debates e seminários, está presente nos principais eventos e feiras ligados à indústria da música, facilita parcerias dentro da instituição e disponibiliza ferramentas para que seus associados melhor se posicionem no mercado.

A ABMI conta, atualmente, com 106 associados – Biscoito Fino, MCD, Yb, Discobertas, Rádio MEC, MZA, CCC Discos, CID, Dabliu, Eldorado, Lab 344, Lua Music, Palavra Cantada, Rob Digital, Trilhos.Arte, Velas, Luar Music, Caco Music, entre muitos outros. O vasto catálogo de seus associados cobre os mais diversos estilos musicais e representa, no mercado nacional, a maior fatia da produção fonográfica atual. Juntos movimentam boa parte da indústria, contribuindo para a geração de empregos diretos e indiretos, arrecadação de impostos, registro e manutenção do acervo fonográfico do país e lançamento de novos artistas. Alguns dos mais importantes artistas e produtores brasileiros de todos os tempos têm em um dos associados da ABMI a sua representação. Estão aqui Ivete Sangalo, Roberto Menescal, Erasmo Carlos, Olívia Hime, Chico César, Marco Mazzolla, Wilson Souto Jr., Benjamin Taubkin, entre muitos outros.

A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN - Worldwide Independent Network, associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente da MERLIN que vem se destacando como a mais importante articuladora de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.

São os objetivos principais da ABMI: participar efetivamente das questões que envolvam a produção fonográfica, zelar pelo equilíbrio nas relações artísticas, e atender às necessidades de seus associados dando suporte e ferramentas para que mantenham vivos o mercado e a música.
                A estrutura
A nova diretoria da ABMI é formada por: Luciana Pegorer (Delira Música), na presidência; Carlos Mills (Mills Records), na vice-presidência; Olívia Hime (Biscoito Fino) e Chico César (Chita Produções), no conselho diretor; André Agra (Sala de Som), Von Kilzer (Coqueiro Verde) e Eduardo Garcia (Mais Brasil Música), no conselho diretor e no conselho fiscal efetivo; Roberto Menescal (Albatroz) e Big Joe Manfra (Blues Time Records) no conselho diretor e no conselho fiscal suplente. Participam ainda como conselheiros, Marco Mazzola (MZA), Wilson Souto Jr. (Atração Fonográfica) e Carlos de Andrade (Visom Digital).

Serviço
Rio de Janeiro
Data: 26 e 27 de agosto
Local: Sebrae RJ – Auditório do CRAB - Praça Tiradentes nº 71 – Centro – RJ
Horário: 9h às 17h

Inscrições com a Priscilla pelo telefone (11) 3063-1676 ou por email priscilla@abmi.com.br até o dia 25 de agosto.

Apoio: Terra Sonora, Sebrae RJ e Instituto Itaú Cultural

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