terça-feira, 14 de setembro de 2010

Estão abertas as inscrições para nova turma do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais

Recebido via Forum Nacional de Música e Federação das Cooperativas de Música do Brasil

Secretaria-Geral da Presidência da República

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Brasília, 10/09/2010 - Começam neste sábado (11) as inscrições para o curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. O curso, com inscrições abertas até o dia 21 de setembro, é uma continuidade do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto visa contribuir para a formação qualificada de conselheiros de políticas públicas, bem como de técnicos e gestores do governo e representantes de organizações da sociedade civil envolvidos nas políticas participativas.

O edital para seleção está disponível no site do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais (www.ufmg.br/conselheirosnacionais) e o processo de seleção ocorrerá de 24 a 28 de setembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 29 de setembro, no site do Programa. O curso - com carga horária de 405 horas/aula e duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses - será oferecido na modalidade ensino a distância, com alguns momentos presenciais. Serão oferecidas 150 vagas a integrantes de processos participativos que possuem nível superior em qualquer área.

As inscrições serão feitas via Internet, com envio da documentação exigida no edital em meio físico para o seguinte endereço: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Ciência Política, Projeto Democracia Participativa - sala 4.119, Avenida Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Belo Horizonte - MG / CEP 31.270-901).

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar, de forma completa e no período de vigência de inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado de três fotografias 3x4; cópia dos documentos de Identidade e CPF; cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove que o candidato está em condições de concluir o Curso de Graduação antes de ser iniciado o de Pós-Graduação - Especialização; histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; prova de estar em dia com as obrigações militares (homens) e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; ou as exigidas por legislação específica aos candidatos estrangeiros. O candidato estrangeiro deverá ainda comprovar o domínio instrumental da língua portuguesa; memorial com a descrição das atividades participativas desenvolvidas pelo candidato, relacionadas com sua trajetória em movimentos sociais, organizações da sociedade civil ou em atividades como gestor e técnico que atua profissionalmente com instituições participativas vinculadas ao poder público; e carta de apresentação redigida pelo Conselho, órgão governamental ou organização da sociedade civil ao qual está vinculado.


Assessoria de Comunicação
Secretaria-Geral da Presidência da República
Telefone: (61) 3411-1407 ou www.secretariageral.gov.br

Convocação

Prezados,
No próximo dia 15 de Setembro, a partir de 19 horas, no Teatro Galpão, haverá um grande encontro de Entidades Culturais Capixaba.
O objetivo deste evento é tornar público um documento gerado pelas entidades culturais capixaba, por meio do FÓRUM DE ENTIDADES CULTURAIS CAPIXABA, sobre as políticas públicas para a área da cultura no Espírito Santo. Este documento será encaminhado aos candidatos nas eleições 2010.
A programação prevista é diferenciada, e deverá contemplar vários segmentos e áreas culturais e artísticas.  Assim que esta programação for definida encaminharemos a todos.
O Espaço Cultural Teatro Galpão possui capacidade para 250 pessoas e precisamos da mobilização dos segmentos culturais para que esta capacidade seja alcançada no evento:
“1° GRITO CULTURAL DO FÓRUM”.
É claro que o Fórum acredita que todos são responsáveis e corealizadores do evento, portanto, será bem vindas as colaborações, envolvimento e interlocução de todos junto aos seus segmentos culturais e artísticos.

Maria Marta Tomé
Secretaria Executiva do Fórum de Entidades Culturais Capixaba


Serviço: Endereço do Teatro Galpão - Reta da Penha (referência: perto da entrada da ponte – sentido Reta da Penha/UFES)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Secult abre inscrições para edital Pontos de Cultura nesta sexta-feira (10)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou nesta quinta-feira (09), no Diário Oficial (DIO), e em seu site (www.secult.es.gov.br), o edital que permitirá a implementação de 20 Pontos de Cultura em todo o Espírito Santo. A ação é fruto de um convênio firmado com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC).


As inscrições começam na sexta-feira (10) e continuam até 25 de outubro.

Podem se inscrever instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas e de natureza cultural, sediadas e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos no Estado. Entre elas estão associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias, organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip) e organizações sociais (OS).
 
...........................................................................................................................................................................
Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória
Rua 13 de Maio, 47, 5ª andar, Centro - Vitória - ES – Próximo à Loja Esportiva
CEP 29.015-280

Reunião: Toda segunda 3ª feira de cada mês, no auditório SEMC, às 9:30 horas.  
Participe das Sessões. Você é nosso convidado.

Rogério Morais Martins
Secretário Executivo do CMPCV
3132-2080 / 9993-7448

sábado, 4 de setembro de 2010

URGENTE!! Você pagaria R$ 3,00 para baixar qualquer música oficialmente?

Esse texto foi retirado na cara dura do blog do Leoni, o link original é: http://musicaliquida.blogspot.com/2010/08/urgente-voce-pagaria-r-300-para-baixar.html
Acessem por que é bem bacana!

Hoje termina o prazo da consulta pública em relação à reforma dos direitos autorais e não havia, até agora, nenhuma proposta concreta para legalização dos P2P, Torrents etc. Nem como remunerar os criadores na internet. Houve muita discussão e nenhum consenso. E não podemos perder essa chance de por ordem na nossa casa virtual. E estou falando tanto para criadores quanto para consumidores – que para a legislação atual são criminosos quando baixam músicas gratuitamente.
Essa é a proposta da USP – G-Popai: para ter acesso à banda larga cada usuário pagaria R$ 3,00 para ter o direito de baixar qualquer música para uso não comercial. É o blanket license ao qual já nos referimos aqui em outros posts. A música feito água. 
Muita gente tem críticas ao texto da petição. Tem gente que acha que não se deve determinar um preço de antemão. Concordo. Tem gente que preferia que a proposta incluísse como seria feita a distribuição. Concordo também. Há diversas imperfeições, diversos detalhes que podem ser melhorados, mas o prazo não vai nos permiti
Então, aconselho todo mundo a assinar a petição e convocar os amigos para fazê-lo. Depois, durante o processo de redação da lei poderemos aperfeiçoar os detalhes que ficaram pendentes. O mais importante é dizer que fã não é pirata e que, dadas as condições, está disposto a contribuir com os criadores. Não pagando caro por arquivos digitais ruins e protegidos, mas que entende a necessidade de remuneração dos profissionais envolvidos no negócio da música.
Faço uma convocação de última hora. Assinem a petição e espalhem a notícia, arregimentem os amigos e os amigos dos amigos.
Aqui está o link para a assinatura: 

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Conexão Vivo abre edital para patrocínio de projetos culturais


Via Feira da Música
Desde de 01° de setembro, o Conexão Vivo abre seu edital para projetos
culturais por meio do site http://www.conexaovivo.com.br/editais. Estão aptos a
cadastrar as iniciativas, produtores culturais que tenham projetos inscritos ou
já aprovados em estados que possuam Leis Estaduais de Incentivo à Cultura –
LEIC, que prevejam captação de recursos por meio de empresas [...]

Leia mais em:
http://www.feiradamusica.com.br/2010/09/03/conexao-vivo-abre-edital-para-patrocinio-de-projetos-culturais/