terça-feira, 18 de agosto de 2009

Celles sur Belle, França (17/08/2009)



Tudo bem!!! Eu disse quando retornei a escrever que falaria sobre a Barra do Jucu, mas como fazer isso se ainda não consegui parar lá. Nesse momento estou na cidade de Celles sur Belle, no sudoeste da França. Uma cidadezinha linda, como menos de 3.000 habitantes e mais de mil anos de história. Pra se ter idéia a comemoração do 14 de julho aqui, dia da queda da Bastilha e data nacional da França, é uma das mais importantes do país, segundo Edu Louzada.
Antes de mais nada, quero me desculpar por eventuais erros de português e de digitação, mas to correndo pra não perder os horários aqui.
A viagem não começou bem, depois de encontrar os loucos no aeroporto de VIX, ao embarcar no Galeão numa aeronave da TAM A330 (a mesma que caiu a uns dias atrás) ouvimos do comandante pela comunicação interna as palavras pane, sensor, estamos tentando consertar, turbulência no Equador entre outras que nos remetiam ao acidente da Air France. Imaginem como eu me senti!!! Ainda mais com meu medo quase incontrolável de voar. Mais um detalhe, ao meu lado estava Thiago Bossois, o cara errado naquele momento pois também se caga de medo (ou ao menos estava se cagando). Não me ajudou muito aquela presença mesmo que conhecida ao lado. Por pouco não saímos da aeronave para ao menos embarcar no dia seguinte ou, mais drasticamente arregarmos da viagem.
Susto e cagaço superados, a viagem correu maravilhosamente bem, inclusive consegui dormir aproximadamente umas 4 horas durante o vôo, recorde absoluto em se tratando de minha pessoa. Chegamos em Paris as 17hrs e 45min no horário local. Não havia ninguém nos esperando, mas uma hora depois nossa carona chegou. Entre duas vans escolhemos a certa. O motorista apelidado por nós de Mirano é um francês simpático e se comunicou conosco tranquilamente em inglês e sem stress. Na van estávamos nós (Macaco e os cavalos) e os Solanas.
No caminho para Celles tivemos uma rápida visão da Torre Eiffel, apenas para confirmar sua existência, mas Mirano nos brindou com uma rápida visita ao Palácio de Versales, onde Maria Antonieta dava suas festas e onde as sete do que seria noite conseguimos tirar fotos a luz do sol ainda. Esse foi o primeiro tapa!
Seguindo o caminho, paradinha no Mc Donald's para um rango desesperado, estávamos todo sem comer a muito tempo. Celles é bem longe de Paris, 5hrs de viagem e havíamos parado, o avião atrasado, a gente tava quase na merda e com fome.
Chegamos em Celles após a meia noite e para surpresa a cidade estava escura. E é isso mesmo! Após a meia noite as luzes da cidade são apaguadas. Andando pelas ruas estreitas da cidade em meio a conversas filosóficas Macaco me perguntou o que eu estava achando daquilo e tudo e eu respondi: “ – Monkey, tudo é surreal! Cara, to me sentindo numa cidade medieval!” . E ele me respondeu: “- Cara, para, é isso mesmo! Você ta numa cidade medieval!.”Segundo tapa. A ficha caiu e era isso mesmo. Eu estou numa cidade que poderia perfeitamente ser cenário de um filme do Rei Arthur. Logo em seguida rolou a primeira bebedeira ao som de Roberto Carlos, Sergio Sampaio e Raul, cortesia de Juliano Gauche.
Ainda mais uma coisa. To hospedado num castelo de mais de mil anos. Para melhorar, hoje funciona nele uma escola de música erudita e acordamos ao som de alunos e estudando canto. Demais.
To meio abobado ainda e escrevendo com pressa, e acho que vai ser assim por boa parte da viagem. Nesse momento to aqui escrevendo enquanto a galera come para em seguida ir a Nior, a cidade grande da região. Para se ter idéia, Celles sur Belle seria Rio Novo do Sul e Nior seria minha saudosa Cachoeiro de Itapemirim, mau comparando, claro.
Por enquanto é só, vou rangar pra não perder o perder o passeio e para sair do lado de Edu Louzada, ou mandarei ele tomar no !#$@^&* logo no primeiro dia. Mais tarde posto uma fotos no Orkut.
Au revoir!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Filhote, não seria você se não fizesse as comparações certas, inclusive com relação a Rio Novo e Cachoeiro!

Unknown disse...

Marcinho, tenho q concordar com vc que o Palácio de Versailles é um tapa!! Muito loco esse lugar!! Abraço e aproveita bem que vale à pena!